conteúdo do menu

Câmara Municipal de Nova Rosalândia

conteúdo principal
conteúdo principal

História

NOVA ROSALÂNDIA é um município brasileiro do Estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 10º34’00’’ sul, a uma longitude 48º54’51’’ oeste e está a uma altitude de 255 m. A cidade possui uma área de 516,31 km² e encontra-se a 108 km da Capital Palmas. Limita-se ao Norte com os municípios de Pugmil e Paraíso do Tocantins; ao Sul com Oliveira de Fátima a Leste com Porto Nacional e a Oeste com Cristalândia e Pium. A região apresenta clima quente, semi-úmido, com temperatura média anual variando entre 12 e 42 graus. Os meses mais quentes são os de setembro e outubro e os mais frios os de junho e julho. A precipitação anual no município é de 1750 mm e seus principais Córregos são: o Perdizes e o Mangues. 

O município de Nova Rosalândia originou-se no ano de 1972, seus principais fundadores foram Guilherme Alves Meneses Joventina Lopes Alexandre. Como muitas cidades tocantinenses, ela surgiu em decorrência da construção da BR – 153.

Na época, os primeiros habitantes de Rosalândia (denominação antiga da cidade) se dirigiram para aquele local em função do Projeto da Rodovia, no entanto, devido à mudança no Projeto, essas famílias formadas em geral por comerciantes, acompanharam o acampamento da empresa construtora da obra.

O novo lugar escolhido para o acampamento e já em local definido, à margem da BR - 153, passou a chamar-se Nova Rosalândia, em razão da existência do povoado de Rosalândia Velha, que recebera este nome pelo senhor Otacilio Marques Rosal, então prefeito da cidade de Cristalândia.

Com a construcão da primeira escola na localidade, surgiram as primeiras pessoas lutando pela emancipacão do novo povoado. Esta emancipacão aconteceu em 1988, na gestão do então Governador Henrique Santillo, desmembrando seu território dos municípios de Cristalândia, Porto Nacional e Fátima. 

Após criado o município, foram convocadas eleições gerais para 16 de abril de 1989, nas urnas o povo escolheu a professora Raimunda Pereira Carvalho como prefeita,Wilton Alves Guimarães como vice e 09 (nove) vereadores. A Câmara foi composta pelos seguintes vereadores: Félix Gomes de Souza, Raimundo Dias da Cunha, Sebastião Jacinto Sobrinho, Maria Inês Amorim da Silva, Alcides Alves da Luz, Joaquim Campelo da Silva, Adonias da Silva Almeida, Mauro Ferreira Lelis e Edson Parente de Souza. Ambos empossados no dia 1º de junho de 1989. Eles instalaram o município no dia 1º de junho de 1989, sob a jurisdição da Comarca de 1ª Entrância de Cristalândia. 

A agricultura local baseia-se principalmente nos plantios de arroz, milho, soja e feijão e a pecuária se destaca com a criação de bovinos, suínos e aves. 

Segundo dados do IBGE (2010), a populaçao municipal é de 3.770 (três mil setecentos e setenta) habitantes, são: 1965 (um mil novecentos e sessenta e cinco) homens e 1805 (um mil oitocentos e cinco) mulheres. Do total, 2468 (dois mil quatrocentos e sessenta e oito) pessoas vivem na zona urbana e 1302 (um mil trezentos e duas) na zona rural. As habitações municipais sao de alvenaria, 60% delas são rebocadas, 20% chapiscadas e 20% sem reboco, a maior parte delas possuem banheiros internos. Existe um número pequeno de casas de adobe e de palha na zona rural.

 INFRAESTRUTURA: 

Abastecimento de água

89% da cidade atendida.

Fornecimento de energia elétrica

100% da cidade atendida.

Rede de esgoto

Inexistente. Os munícipes utilizam fossas sépticas.

Coleta de resíduos sólidos

É realizada regularmente e o lixo é depositado no aterro sanitário municipal.

Transporte

O transporte escolar da cidade atende a todos os alunos da zona rural. No município não existe transporte público municipal, os cidadãos dispõe de transportes intermunicipais.

Pavimentação asfáltica

85% das ruas da sede do município possuem asfalto.

 Equipamentos comunitários e capacidade de atendimento

- O município possui cerca de 48 (quarenta e oito) estabelecimentos comerciais, entre eles, supermercados , posto de gasolina, farmácias, lojas, bares e depósito de gás.
- 09 (nove) Igrejas: Assembléia de Deus (CIADSETA), Assembleia de Deus Madureira, Paroquia Nossa Senhora Aparecida, Igreja Batista Missionária, Igreja Cristã do Brasil, Igreja Mundial do Poder de Deus, Igreja Adventista do Sétimo Dia, Igreja Presbiteriana do Brasil e Igreja do Evangelho Quadrangular. 

EDUCAÇÃO:

- 04(Quatro) Unidades Escolares, são elas: Escola Municipal Abrão José de Melo; Escola Estadual  Girassolde Tempo Integral Regina Siqueira Campos; Colégio Estadual Vereador Pedro Xavier Teixeira e Centro Municipal de Educaçao Infantil Sossêgo da Mamãe. Segundo dados do IBGE (2009) na cidade existem 185 (cento e oitenta e cinco) matrículas no Ensino Médio e 741 (setecentas e quarenta e uma) no Ensino Fundamental. Há um total de 40 (quarenta) profissionais no corpo docente do Ensino Fundamental e 14 (quatorze) do Ensino Médio.

 BANCOS:

- Banco do Brasil - Banco Postal  ligado a Agência dos Correios
- Banco Bradesco – Posto de Atendimento
- 01 (um) Caixa eletrônico (Caixa Aqui da Caixa Econômica Federal).
- 01(uma) Lotérica

LAZER:

- 01 (uma) Quadra de areia.
- 01 (uma) Quadra poliesportiva sem cobertura.
- 01 (um) Campo de futebol society.
- 01 (um) Campo de futebol gramado na sede do município.
- 01 (uma) Quadra poliesportiva no Distrito de Campo Maior.

SAÚDE:

- 02 (duas) Unidades Básicas de Saúde: UBS Job Martins Vanderley e  UBS Maria do Socorro Guimarães. Estas unidades contam com 11 (onze) agentes comunitários de saúde e 03 (três) agentes de endemias. As unidades contam ainda  com 05(cinco) enfermeiros, 17(dezessete) técnicos em enfermagem, 02 (dois) técnicos em raio-X, 02(dois) médicos e 02(dois) dentistas que trabalham no Programa Saúde da Família – PSF além de um veículo popular para auxiliar no atendimento dos distritos de Campo Maior - 26km, Rosalândia do Tocantins - 11km, assentamentos Padre Josimo I e II – 21km entre outros. 

-01 (uma) Equipe do NASF(Nucleo de Apoio a Saúde da Família) composta por Fisioterapeuta, Educador Físico, Farmacêutica e Psicóloga. E também uma ambulância. 

SOCIAL:

- 01 (um) Centro de Referência de Assistência Social (CRAS): a equipe é composta por 01 (uma) assistente social, 01 (uma) psicóloga, 01 (uma) coordenadora, 01 (uma) digitadora e 01 (um) recepcionista que trabalham no Programa de Atenção Integral à Família (PAIF). 
- Programa Social de Apoio ao Idoso: atende 60 (sessenta) idosos através de 01 (um) assistente social, 01 (um) psicólogo e 08 (oito) voluntários que realizam atividades sociais, lúdicas e recreativas uma vez por semana.

ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS:  

- Prefeitura Municipal;
- Câmara de vereadores;
- Secretaria Municipal de Assistência Social;
- Secretaria Municipal de Saúde;
- Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer;
- Secretaria Municipal de Controle Interno;
- Secretaria Municipal de Administração e Finanças;
- Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente;
- Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transporte;
- Adapec – Agência de Defesa Agropecuária;
- Coletoria Estadual da Secretaria da Fazenda;
- Delegacia de Polícia. 

ORGANIZAÇÃOES NÃO GOVERNAMENTAIS:

- Associação de Moradores de Nova Rosalândia: responsável pela Rádio Comunitária;
- Conselho Tutelar: realiza trabalho socioeducacional em prol dos Direitos das Crianças e adolescentes;
- Conselho Municipal de Saúde;
- Conselho de Defesa da Criança e do Adolescente;
- Conselho Municipal de Seguranca Alimentar;
- Conselho Municipal de Assistência Social.
- Entre outros.

Fonte: www.novarosalandia.to.gov.br

 

Página Atualizada em: 02/06/2019 14:13:26

O site da Câmara não utiliza cookies e tecnologias semelhantes.

Ver Termo